Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Aprenda a meditar, parte 2

Ola amigos do blog, Namastê, sejam bem vindos, hoje vamos continuar a desmistificar a meditação, mostrando  que qualquer um pode meditar, que Cristãos podem e devem meditar, que só há benefícios na meditação. Já descrevi aqui no blog que na bíblia há pelo menos 18 vezes a palavra meditar ou meditação, demos os passos iniciais e agora vamos caminhar mais um pouco em direção ao domínio da meditação. Tenha calma, o caminho é longo, mas é prazeroso. 
Antes porem, pra reduzir as chances de você desistir, de achar que meditação "não é coisa pra você", vamos falar de 5 erros comuns que as pessoas cometem ao começar a meditar:
1º) Não dar espaço para o quarto passo, que é a conexão. Veja bem, a meditação tem que acontecer no espaço do silencio, você precisa encontrar ou reencontrar-se consigo mesmo. Você respira profundo e corretamente, mantem a postura correta, concentra, foca e a conexão acontece. se não seguir os passos corretamente, não vai fluir, não vai haver conexão,
será apenas uma sessão de relaxamento e meditação é muito mais do que isso, é vida, é cura para a mente e a alma.
A meditação pode reduzir cortizol, controlar a adrenalina, relaxar a mente, combater a ansiedade e a depressão, sem nenhum exagero. 
Outro erro comum são as práticas isoladas. ou seja, ta ansioso, faz uma sessão de meditação, melhorou, para uns 15 dias! Não vai dar certo. Meditar deve ser como oração, leitura Bíblica, almoço e jantar, todos os dias, metodicamente. encontre como, onde e faça, só assim será possível desfrutar dos reais e maravilhosos benefícios da meditação. Tem que ser cotidiano, continuo. Podemos atingir um estado de felicidade, ativar o quarteto da felicidade que são: Dopamina, serotonina, endorfinas e ocitocina. São substancias responsáveis pela nossa felicidade que podem ser ativadas através da meditação.
TERCEIRO ERRO: O que eu penso ser o pior, falta de conhecer. As pessoas acham que meditar é uma pratica religiosa, que elas não devem fazer! Isso é mito!! Pensam que é coisa de chinês, japonês, Budista, Hindu, e que isso não é pra alguém como você! Isso também é mito!! Não tenho tempo, também é mito, você pode escolher a melhor hora pra cuidar da sua mente, lavar a alma, de maneira preventiva, se livrar da ansiedade e depressão. É difícil começar, eu sei, mas se você quer mudar de vida com um método que funciona, sem altos custos, sem química e com resultados comprovados, eis aqui um caminho.
Leia, estude e pratique meditação todos os dias, Deus abençoará sua busca e te dará o encontro.
4º erro: Não estar na postura correta atrapalha ou até impede!
Você pode estar sentado numa cadeira, almofada, banquinho com uma almofadinha nas costas, sempre de forma confortável, ou então você vai ficar sentindo dor nas costas, formigar as pernas, incômodos, tudo isso vão impedir sua concentração e sua conexão. Observe, tente, fique na melhor posição possível. Mais uma coisa, não é pra dormir, é pra meditar, então não caia nessa de meditar deitado; meditação tem que ser sentado você não tem resultados.
5º erro: Não conhecer os passos antes e durante a meditação. Pois é, é preciso sim uma preparação, não é só sentar fechar os olhos um tempo e dizer "meditei"! É preciso aliviar as zonas de tenção, desligar a mente dos problemas não resolvidos, se não resolveu até agora, não é nesse intervalo que vai resolver. Oxigene seu cérebro com uma profunda respiração, inspire pelo nariz, solte pela boca; relaxe concentre para que durante a meditação você também tenha certeza do que esta acontecendo. Não é mágico, mas é possível, você pode e deve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário