Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Aprenda a meditar

Ola queridos hoje vamos começar a aprender a meditar. Meditar é um hábito saudável que todas as pessoas deveriam praticar, porem a falta de informação, as desculpas de falta de tempo e até mesmo motivos religiosos absurdos impedem que muitos usufruam dos benefícios extraordinários da meditação. Outro motivo é o fato de não saber como, se esse é o motivo, o seu motivo, podemos ajudar, vou ensinar em 4 passos como você deve fazer pra começar a prática abençoada da meditação.

Passo um, postura

Nem adianta tentar a posição de lótus de primeira, isso demora, rsrsrs, eu ainda não consigo! Mas tem algumas dicas que ajudam muito quanto a postura correta. Você pode sentar em uma almofada ou pufe baixo e cruzar as pernas, ou mesmo em uma cadeira, com uma almofadinha na lombar(como mostra a imagem) pra fica com a coluna bem ereta, em um lugar bem tranquilo. Fique confortável, pois você vai meditar e não brigar com seu corpo, rsrsr, quando se sentir a vontade pra ficar ai por alguns minutos vem o passo seguinte.

Passo dois, respiração
A respiração correta é importantíssima na meditação, sem ela não há meditação. esse é um método simples e básico, só pra começar, mais a frente vamos falar mais sobre exercícios de respiração e seus benefícios. Nesse começo aprenda a: respirar devagar, enchendo totalmente os pulmões, o que chamamos de "respiração do bebe", por que é a forma correta de se respirar, sotando a barriga, deixe a barriga "encher de ar" e depois murchar o máximo que puder. respire contando, inspire(pra dentro) contando de 2 a 3 segundos, espire(pra fora) contando até 4 a 6 segundos. você vai esvaziar os pulmões de ar saturado, sentir uma leveza na respiração mais profunda e se concentrar com mais facilidade.

Passo três, concentração
Não adianta tentar "esvaziar a mente", isso não funciona, não no começo, no futuro você vai conseguir, mas agora apena foque em algo bom, procure um "totem", um simbolo de paz, alegria, pense só nele. Pode ser uma praia, um caminho, uma frase, mas nada grande; ou apenas conte sua respiração, isso é até mais fácil. Seus pensamentos irão vaguear, surgirão imagens na sua mente, ai você lembra do totem, volta pra ele, ou pra sua respiração, será mais fácil pra o que iremos ensinar depois. Concentração é muito importante na meditação, é o elo entre o começo e o fim.

Passo quatro, conexão

A conexão que você mais precisa agora é consigo mesmo! Você precisa se encontrar, se descobrir ou redescobrir, rever seus conceitos cristãos, sua fé em Deus, suas ações, boas ou não boas, conexão é isso, você se concentra ao ponto de se conectar com seu eu interior, onde habita o Espirito Santo, onde está sua essência, e ai você organiza seus pensamentos e ideias, resolve problemas internos, acalma o coração, abandona a ansiedade e promove em si mesmo, paz interior. Acredite, toda paz que procuramos vem de dentro de nós, não busque ao redor. como esse quatro passos, comece hoje mesmo a meditar, depois de alguns dias me diga se valeu ou não a pena. Você só tem a ganhar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário